São Paulo, 10 de Outubro. SEOLANDIA. A quantidade de termos presentes em uma busca revela muitas características sobre o momento de quem está por trás dela.
Buscas com 1 ou 2 termos, por exemplo [investimentos] ou [renda variável] mostram normalmente que a intenção de quem as fez é "ampla".
A pessoa espera encontrar uma página que apresente à ela várias possibilidades e recortes para tais buscas. Vários pontos de entrada.
Ela espera uma página que traga informações com uma lupa mais afastada e provavelmente o seu comportamento navegacional será exploratório, ou seja, ela vai clicar nos ítens dessa página, entender um pouco mais sobre o assunto e talvez faça outras buscas mais precisas - e com mais termos - no futuro.
Buscas com mais termos, por sua vez, como por exemplo [preço do fechamento de NVDA no dia 5 de outubro], costumam indicar uma intenção mais "estreita".
Nesse caso pessoa sabe exatamente o que quer e espera uma página que apresente essa informação de maneira clara e rápida e talvez ela fique satisfeita e feche a página depois disso - por isso eu não gosto da métrica "taxa de rejeição", mas isso é outro tema.
Mas como saber pela Search Console quais são as páginas que as pessoas acessam de acordo com o tamanho das buscas? Isso é possível.
Sim, isso é possível há muito tempo. E a chave está em um nome que espanta os "tecnofóbicos": expressões regulares.
Está aí algo que tem acompanhado a vida de quem trabalha não apenas intensivamente com dados, mas também web analytics e, cada vez mais SEO. O tema sempre aparece nos episódios do Search of The Record.
E recentemente John Mueller fez um engraçado tweet envolvendo Expresões Regulares de GPU's. Sim, as mesmas GPU's utilizadas para mineirar bitcoins...
Crypto-fans, if you don't know what to do with your GPUs, apparently you can use them to mine.. ehrm, accelerate regular expressions too. $regex $raijiixhttps://t.co/EwmIekx89i
— ⛰ johnmu is not a cat ⛰ (@JohnMu) October 8, 2022
O tweet diz: "Fãns de crypto, se vocês não sabem o que fazer com as suas GPUs, aparentemente vocês podem usá-las para minerar... oops, acelerar expessões regulares também. "
Essas tais "expressões" à primeira vista, são difíceis de entender e parecem "magia".
Elas já salvaram a minha vida várias vezes, fazendo possível o que parecia não ser. Sempre causando muita surpresa ao redor.
E nunca me esqueci de um seminário que participei em 2013, o Mozcon, onde Avinash Kaushik mostrou ao vivo um segredinho muito útil utilizando o google analytics: como selecionar termos de busca de acordo com o número de termos que os compõe.
Ele fez isso pelo Google Analytics. Na época ninguém acreditaria que esse papo estaria acontecendo em 2022.
A verdade é que as Expressões Regulares estão cada vez mais presentes - ou deveriam estar, inclusive na vida dos SEO's.
Se antes apenas o Google Analytics, as planílias em geral e as linguagens de programação forneciam métodos para executar buscas contendo esses tipos de operadores, agora até mesmo a Search Console os aceita.
E ai? Consegue descobrir quais buscas com mais de 4 termos que trazem mais cliques para o seu site?
Está comigo qui ainda? Então merece um presente.
Se você usa a Search Console e quer selecionar termos de acordo com o seu tamanho, tenho aqui uma "colinha" pra você, a mesma que eu peguei na palestra do Avinash Kaushik.
Então clique ali em novo filtro de query e escolha nos seletores "Custom (regex)" e "Matches regexp".
Na caixa de filtro, coloque o seguinte: ^\s*[^\s]+(\s+[^\s]+){1}\s*$
Me conte aqui se conseguiu e o que obteve de resultado!
Eu sou o MAEKAWA, diretamente de São Paulo, Brasil, trazendo para você as últimas notícias da SEOLANDIA.
Bons cliques!