Categorias para intenção de busca

Saber interpretar intenção de busca é crucial para a montagem de qualquer estratégia de SEO

Thursday, 20 October 2022

SEOLANDIA. A regra é clara: do ponto de vista do Google, a página que precisa estar em primeiro lugar por qualquer busca que seja, é a página que melhor atende a intenção de quem está fazendo essa busca.

Isso explica bem porque o manual que prepara as pessoas que fazem o trabalho de avaliar páginas para alimentar certas partes do algorítmo do Google possui, dentre outras coisas, essas quatro partes: (1) características das buscas, (2) intenção dos usuários,  (3) qualidade de um site e (4) qualidade de uma página.

Na semana passada fiz um post falando sobre as características das buscas na web de acordo como Guia de Avaliação de Qualidade de Buscas do Google.

Hoje vou falar das intenções das buscas.

Antes de continuar no tema, cabe aqui falar de Andrei Broder.

A primeira vez que ouvi falar em intenção de usuários e buscas na web foi lendo um artigo dele, enquanto trabalhava na IBM, chamado "A Taxonomy of Web Search".

Broder foi uma das principais mentes no desenvolvimento do buscador Alta Vista e sempre atuou nesse ramo das buscas.

No livro "The Search: How Google and Its Rivals Rewrote the Rules of Business and Transformed Our Culture", do editor e co-fundador da revista Wired John Battelle, Andrei Broder é retratado como o inventor do design atual do Google, com a caixa de busca e a famigerada página de respostas, ou SERP. Ele também é tido como inventor de outras ferramentas, como os tradutores online.

the search john battelle cover

O Guia de Qualidade de Busca também classifica as intenções das buscas e qualquer semelhança com o transformador artigo de Broder pode não ser mera conicidência.

Atualmente ele trabalha no Google, e isso sugere que especular sobre a existência de alguma relação entre as duas coisas pode não ser uma "forçar uma barra".

Vamos às classificações das intenções de busca...

O guia classifica as intenções da seguinte forma:

  • Buscas com intenção do tipo "Saber", dentre as quais algumas podem ser classificadas como buscas "Saber Simples".
  • Buscas com intenção do tipo "Fazer", quando o usuário está tentando atingir algum objetivo ou está se engajando em alguma atividade.
  • Buscas com intenção do tipo "Website", quando o usuário está procurando por algum site ou página web.
  • Buscas com intenção do tipo "Visita Presencial", onde em alguns casos a intenção é encontrar algum negócio ou organização específica e em outros uma categoria de negócios.


Buscas com intenções "Saber" e "Saber Simples"


De acordo com o guia, a diferença entre uma busca do tipo "Saber" e entre uma "Saber Simples", é o foco.

No artigo de Andrei Broder, essas são as buscas que ele chama de "informacionais". O guia, entretanto, além de chamar tais intenções de buscas por outro nome, traz mais detalhes sobre elas.

As buscas "Saber" são mais amplas, com foco mais afastado, normalmente possuem poucos termos.

Já as buscas com intenção "Saber Simples" são mais estreitas, com foco aproximado, costuma ter mais termos.

As buscas com esse tipo de intenção revelam que quem está buscando está atrás de uma informação muito específica, como uma resposta, um diagrama, etc...

O guia pontua que as respostas para esses tipos de busca precisam ser completas e precisas e podem ser "mostradas em um espaço relativamente pequeno".

Exemplos de busca com intenção "Saber Simples": [altura do mike tyson], [cotação do dólar hoje], [população de são paulo em 2021], etc.

As buscas de intenção "Saber" são mais desfocadas, amplas e complexas e não possuem resposta curta:

  • Podem ter espectativa por respostas ambíguas e não tão claras;
  • Podem também relacionarem-se com assuntos controversos,
  • Podem não ter "resposta certa",
  • Diferentes usuários podem esperar diferentes respostas ou fonte.

Exemplos de buscas com intenção "Saber": [tempo], [são paulo], [doenças graves], [barack obama]...

Importante pensar que existe relação direta entre essas intenções e o comportamento navegacional da pessoa que fez a busca.

No caso das buscas "Saber", é bem razoável esperar por um comportamento navegacional exploratório por parte de quem fez a busca.

Será que há um melhor tipo de página para atender cada tipo de intenção de busca?
 

Buscas do tipo "fazer"


De acordo com o guia, a pessoa por trás desse tipo de intenção deseja completar um objetivo como fazer um download, pagar uma conta, comprar algo.

E aqui vou colocar meus dois centavos.

Esse tipo de busca poderia ser classificado em "fazer" atividades intrínsecas ou extrínsecas à web.

E se o objetivo for pegar uma receita para fazer um bolo de cenoura?

Exemplos de buscas com intenção "Fazer":  [teste de personalidade online], [como instalar o linux], [download freemind para windows].
 

Buscas com intenção "Website"


Essa é fácil. A pessoa digita o nome de um site para acessá-lo.

Andrei Broder chama esse tipo de intenção de busca de "navegacional".

Por isso que fazer o seu site rankear pela sua marca não é uma opção.
 

Buscas com intenção "Visita Presencial"


Essa também não tem segredo. A intenção de quem está por trás da busca é ir fisicamente até algum lugar.


Múltiplas intenções


As vezes uma busca pode ter múltiplas intenções. Por exemplo, a busca [parque ibirapuera].

Quem está por trás dessa busca pode ter intenção "Visita Presencial" ou "Saber".

Ufa!

Bons cliques!

escrito por Ricardo Maekawa em Thursday, 20 October 2022 com as tags: Search Quality Evaluator Guidelines, Google Core Update

Increva-se gratuitamente na SEOLANDIA: