São Paulo, 13 de outubro. SEOLANDIA. O que parecia ser lenda há alguns anos sobre os rankings do Google provou-se a mais pura verdade tempos depois: pessoas reais avaliam e participam de ajustes nos resultados de busca, e acabam "ensinando" um modelo de inteligencia artificial que depois se torna parte do algorítmo do Google.
"Ensinar" um modelo de inteligencia artificial significa alimentar esse modelo com um conjunto de dados, também chamado de conjunto de anotações. No fim, é apenas uma planilha.
Para poderem fazer isso, pessoas são treinadas e pagas e é ai que está o ponto que salta aos olhos: a partir do conteúdo desse treinamento, é possível olhar para as buscas do mesmo ângulo que sistema de busca do Google olha em suas avaliações.
Entender os motivos e o que se passa em nossas mentes quando fazemos uma busca na internet é essencial para o desenho de uma missão de seo.
E nada melhor do que o manual de regras de avaliação de qualidade do Google para jogar uma luz nisso.
Mas, por quais ângulos podemos olhar para as buscas?
É possível classificá-las?
O manual trata de várias frentes de análise de websites, que passa não apenas pela qualidade das páginas como também pela qualidade de seus conteúdos e a intenção dos usuários.
* Caso não entenda algum termo usado nesse texto, há um glossário no roda-pé dessa página. |
Agora a idéia é falar das buscas. Por isso essa é a parte do manual que está no recorte de hoje.
Confira abaixo quais são critérios usados pelos avaliadores de qualidade do Google quando analisam uma busca.
1) Localidade e localizacão do usuário
Todas as buscas possuem uma língua e uma localidade. A localidade, de acordo com o Guia de Avaliação de Qualidade de Busca (GAQB), é importante para a busca e a intenção do usuário.
Usuários em diferentes localidades podem ter diferentes espectativas para uma mesma busca
O exemplo é alguém buscando [football] na Inglaterra e outra pessoa buscando a mesma coisa nos Estados Unidos. A primeira pessoa espera obter resultados sobre o nosso conhecido futebol, mas a segunda quer saber sobre futebol americano.
Busca | Localidade | Expectativa |
---|---|---|
[futboll] | Inglês (GB) | |
[futboll] | Inglês (US) |
Nem sempre a localização do usuário muda o entendimento da busca e da intenção do usuário. Por isso, é importante saber quando localidade e localização da busca são fatores importantes para entender a busca e a intenção do usuário.
2) Buscas com localização explícita
Uma busca pode ficar mais precisa e com foco bem mais estreito se o usuário adicionar um "local desejado" nela. O GAQB chama esse local que alguém coloca na busca de "localização explícita".
Buscas que contém uma localização explícita são mais fáceis de serem entendidas e interpretadas.
Intenção / necessidade | Busca | Localidade | Localização do usuário | Localização explícita |
---|---|---|---|---|
"Minha mãe está vindo me visitar. Preciso encontrar um hotel para ela por perto " | [Hotéis em São Paulo] | Português (BR) | São Paulo | São Paulo |
"Preciso encontrar um hotel para minha viajem a Recife" | [Hotéis em Recife] | Português (BR) | São Paulo | Recife |
As vezes a localização explícita coincide com a localidade, mas as vezes não. Importante observar isso.
3) Buscas com múltiplos significados
Muitas buscas possuem mais de um significado. O guia cita como exemplo a busca [apple] que pode se referir à marca de computadores ou a uma fruta. Esses possíveis significados são chamados pelo manual de "interpretações da busca".
Essas interpretações são divididas em:
Busca | Localidade | Significado | Interpretação |
---|---|---|---|
[apple] | Inglês (US) | Marca | dominante |
[apple] | Inglês (US) | Fruta | comum |
[apple] | Inglês (US) | Nome próprio | menor |
[apple] | Inglês (US) | Cidade | menor |
4) Buscas com significados que mudam ao longo do tempo
O guia recomenda que, a menos que haja algo explícito na busca, o avaliador assuma que as pessoas estão buscando por informações atuais sobre um determinado tópico: o mais novo modelo de um produto, a mais recente edição de um evento recorrente, e assim por diante.
Por exemplo, se alguém buscar por [iphone] hoje, o Google vai assumir que a intenção de quem fez a busca é encontrar coisas relacionadas ao Iphone 14. Dessa forma, se essa mesma busca tivesse sido feita em 2007, o Google assumiria que a intenção do usuário seria encontrar o Iphone 1.
Busca | Localidade | Ano | Expectativa |
---|---|---|---|
[George Bush] | Inglês (US) | 1994 | 41º presidente dos EUA |
[George Bush] | Inglês (US) | 2004 | 43º presidente dos EUA |
[iphone] | Inglês (US) | 2007 | Iphone 1 |
[iphone] | Inglês (US) | 2022 | Iphone 14 |
E ai? Será que os termos da sua missão de seo estão bem enquadrados nos critérios dos avaliadores de qualidade do Google?
Confira o vídeo Como Pessoas reais fazem a busca do Google melhor , que está no final de um post assinado pelo ex-SEO Danny Sulivan publicado em outubro do ano passado do The Keyword.
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GLOSSÁRIO:
Busca: Isso se refere ao texto que um usuário escreve ou o áudio que ele fala em um dispositivo. Nesse guia, as buscas são indicadas por estarem dentro de colchetes. Se um usuário diz "cafés próximos a mim", será mostrado aqui: [cafés próximos a mim]. Se um usuário escrever "vôos para nova iorque" na caixa de busca, isso será representado por: [vôos para nova iorque].
Existem muitos tipos diferentes de buscas porque as pessoas usam seus dispositivos para fazer muitas coisas, como buscar por um website específico, buscar por uma resposta para um questão específica ou navegar por vídeos em busca de inspiração.
Usuário: É a pessoa que está tentando encontrar a informação para completar uma tarefa. Tenha em mente que usuários são pessoas do mundo todo: pessoas de todas as idades, gênero, raças, religiões, afiliações partidárias, etc.
Intenção do usuário: Quando uma pessoa escreve ou fala uma busca, ele ou ela está tentando completar algo. O manual se refere a esse objetivo como intenção do usuário.
Localidade: Todas as buscas possuem uma localidade, que é a língua e a região da tarefa. Regiões são representadas pelo código do país de duas letras, por exemplo, "BR" na localidade "Português (BR)". Para ver a lista de códigos de país, clique aqui.
Localização do usuário: As vezes informações mais específicas sobre a localidade da pessoa que está buscando é fornecida, usualmente uma cidade ou estado. Nas tarefas de classificação, essa informação pode ser mostrada em um mapa.
Página de resultado de busca (SERP - aqui, melhor manter a sigla em inglês): A página do sistema de busca que aparece depois que um usuário faz uma busca.
Resultado: A palavra "resultado" no manual pode se referir ao bloco de resultado e à página de destino, ou landing page.