São Paulo, 6 de Outubro. SEOLANDIA. Tudo bem com os dados de buscas no seu Google Analytics?
Para quem não sabe, existe uma ferramenta do Google chamada Search Console que ajuda quem trabalha com SEO a entender e ter idéias sobre como o seu site está incluído no Google.
Dentre as "coisas" que essa ferramenta traz, é possível ver as buscas que foram feitas e que "chamaram" as páginas do seu site em alguma página de resposta do buscador.
Muitos anos atrás, esses dados eram fornecidos também por padrão pelo Google Analytics.
No entanto, tão logo questões sobre privacidade vieram à tona no mundo da internet, esses dados passaram a ser omitidos pelo GA para buscas executadas por usuários logados no Google. E então um infame "(not provided)" passou a despontar nesses relatórios.
O alento veio com uma outra ferramenta, a Webmaster Tools, que hoje se chama Search Console.
Por ela, esses dados continuaram a ser fornecidos porque por esse caminho, como não há conexão direta com nenhum "cookie" que possa servir para identificar alguém que tenha feito alguma busca, isso de certa forma não viola em tese a privacidade de ninguém.
E logo surgiu uma integração da então Webmaster Tools com o Google Analytics. Nada demais nessa integração. Apenas os dados da Webmaster Tools podendo ser acessados pelo painel do GA.
E tudo ficou bem, sem maiores intercorrências por anos e anos.
A Webmaster Tools mudou de nome, o GA4 foi criado, e a agora Search Console recebeu toneladas de melhorias e funcionalidades.
Até o meio do mês passado....
Subitamente, ao abrir esse relatório pelo GA3, um surpreendente "(not set)" começou a aparecer no lugar das buscas.
Um mistério...
E pelo andar da carroagem, o mistério continua.
E vamos de tweets do john para coroar esse mistério.
@anillzenginn pergunta:
In the Search Console report in Analytics, the "Queries" data hasn't been updated since October 1, and it shows as "not set". Landing Pages data is working but Queries data is not updating. @JohnMu @dannysullivan pic.twitter.com/PQD1oLpKV4
— Anıl Zengin #dankeSeb (@anillzenginn) October 5, 2022
E John Mueller responde, passando a bola para Daniel Waisberg, que não tem idéia do que isso pode ser:
I don't have any insight on this at the moment, but the team has been looking into it. (cc @danielwaisberg )
— ⛰ johnmu is not a cat ⛰ (@JohnMu) October 5, 2022
Dessa vez tudo leva a crer que se trata de um "bug" na integração entre as ferramentas.
Resta saber se, dado o atual contexto, em que o GA3 está com os dias contados e o GA4 é cada vez mais recomendado, o time do Daniel Waisberg vai endereçar essa correção.
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