São Paulo, 14 de Outubro. SEOLANDIA. Crédito da foto, nome do fotógrafo e direitos de uso da imagem agora vão ser exibidos pelo Google em suas páginas de resposta.
Mas, claro, isso vai depender de você disponibilizar essa informação.
Esse anúncio foi feito na quarta-feira na Search Central e um dos motivos disso ter sido feito, é atender o Conselho de Internacional de Imprensa (IPTC - abreviado do inglês) e Telecomunicações.
Para isso, o Google agora vai aceitar esses três novos ítens em seus dados estruturados de imagens:
creditText: nome do detentor dos direitos da imagem;
creator: nome do autor da imagem;
copyrightNotice: informações sobre direitos de reprodução da imagem.
A parte mais legal disso é que, como essas informações vão aparecer como um "selo" nas páginas de resultado de buscas isso abre mais uma janela para o desenho de novas estratégias de SEO.
Atualizações na Search Central: Webmaster Guidelines com novo nome
E por falar em atualização de conteúdos da Search Central, ontem foi um dia carregado nesse sentido.
Novas páginas foram adicionadas na seção de atualizacões de algorítmo e manuais. No entanto, a atualização que mais chamou atenção foi a mudança de nome da Webmaster Guidelines, que agora se chama Google Search Essentials.
A nova versão da Webmaster Guidelines, agora Google Search Essentials, possui novas seções que incluem requerimentos técnicos, política de spam e recomendações de melhores práticas consideradas "chave" para uma boa inserção do seu site no Google.
Volta dos eventos presenciais
Outra notícia importante é que os eventos presenciais Search Central Live estão de volta após 2 anos de interrupção por conta da pandemia. O próximo evento presencial para falar de SEO cara-a-cara com o pessoal do Google vai acontecer em Singapura, no dia 24 de Novembro. O nome do evento é Search Central Live Singapore 2022.
"tweet do John"
E vamos encerrar as notas de SEO nessa sexta-feira ensolarada em São Paulo com um clássico "tweet do John", seção declaradamente inspirada no trabalho de Barry Schwatz, que aparentemente passa parte de seus dias lendo o twitter do John Mueller.
Pinging a sitemap is a bit different than just providing it in the robots.txt -- by pinging, you're actively flagging a change in the sitemap file. If you're keen on having new content indexed quickly, that's a good practice.
— ⛰ johnmu is not a cat ⛰ (@JohnMu) October 12, 2022
A confirmação aqui do John Mueller, trazida pelo post do Barry Swartz é a de que, quando você atualiza um sitemap e notifica essa atualização pela Search Console, isso acelera a revisão das urls contidas nesse sitemap.
Eu sou o MAEKAWA, diretamente de São Paulo, Brasil, trazendo para você as últimas notícias da SEOLANDIA.
Bons cliques!