São Paulo, 27 de Setembro. SEOLANDIA. E hoje começamos o dia voltando ao assunto atualizações de algorítmo. Exatamente ontem deram-se por encerradas duas delas: o Google Core Update 2022, iniciada há 15 dias e a product review update - apenas para sites em inglês, que começou há 7 dias.
Ambas as atualizações começaram a ser feitas após uma outra, denominada Helpful Content Update, que deixou muita gente apreensiva no Brasil e no mundo, por ter relação direta com como conteúdos são escritos.
Atualizações COMPLETAS, segundo a página que informa as atualizações do Google.
Algumas ferramentas que detectam volatilidade de SERPS sentiram algum movimento decorrente dessas atualizações, embora suaves.
Então é hora de checar se está tudo bem com a sua audiência!
Se você achar que o seu site sofreu algum impacto, dê uma olhada na página do Google que fala sobre algumas coisas que você pode fazer para se recuperar de tiver sido afetado pelo Core Update.
E agora vou contar um segredo.... (finalmente um segredo). Em busca do "exact match", o "match" perfeito.
Quando você busca por [ações do setor de energia da B3] e cai em uma página que apresenta o preço da ação da Petrobras (PETR4), você pode considerar que essa busca é maior (intenção mais ampla) do que a página que você caiu.
Da mesma forma, se você busca por [ação da Petrobras] e cai em uma página que traz a lista de todas as ações do setor de energia da B3, você pode considerar que a essa busca é menor (intenção mais estreita) do que a página que você caiu.
Nesses dois cenários, algo importante para você ter uma boa relacão com o Google não aconteceu: o "MATCH" PERFEITO.
O que você vai fazer para arrumar isso?
Eu sou o Maekawa, diretamente de São Paulo, Brasil, trazendo para você em primeira mão as últimas notícias da SEOLANDIA.
Bons cliques!